Bom dia o boa tarde, boa quebra receba meus cumprimentos 😅😅, em vez de girar em torno da panela.

Hoje vou falar com você sobre duas ferramentas que eu pessoalmente gostei. Eu digo « pessoalmente », porque não é porque eu aprecio essas duas ferramentas de personalidade entre os muitos eles existem, que isso irá agradar você 😉.

Quero dizer, são essas duas ferramentas que eu serei mais apropriado para explicar, de forma mais fluida. Posso dizer que é o meu intervalo favorito.

Claro, há uma multidão de ferramentas de personalidade que eu especifiquei acima, como grandes cinco, o teste de bússola, o teste QI (quociente intelectual) e cheio de outros que não conheço.

Todas essas ferramentas de personalidade têm toda uma área específica. Homem, sendo um ser complexo, seu estudo não pode ser resumido em um campo. Não, não, não. Portanto, é, portanto, lógico, que ele tem muitas ferramentas pessoais, o que nos ajuda a alcançar nosso autoconhecimento. É feito que o homem está sendo machos, mas nós podemos ignorá-los.

Rachid, entendemos, venha aos fatos, quais são essas ferramentas que você quer falar com a gente?

Então, essas duas ferramentas, que eu tento voltar a ser redonda, por um momento 😅😅, são realmente o MBTI e o eneagrama.

Por que essas duas ferramentas?

A razão pela qual eu aprecio essas duas ferramentas em comparação com os outros, é a sua complementaridade. Na verdade, o MBTI estuda comportamentos humanos, então, como interagimos com os outros. A Eneagrama, ela, estuda nossas motivações que nos empurram para interagir com os outros.

Eu sei que você se pergunta, qual é o MBTI? E o que, a enea …. O que, o que é isso. Então, eu aconselharia você a encontrar tempo e eu diria um tempo de tempo e lá você está resolvido, porque eu note você, ela será muito longa.

Você está pronto para você? Então vamos começar 😊

I – o MBTI, o que é?

De acordo com a Wikipedia, o indicador de tipo Myers Briggs, comumente conhecido como o MBTI, é uma ferramenta de avaliação psicológica que determina o tipo psicológico de um assunto, entre os dezesseis tipos diferentes.

Esta ferramenta foi criada por duas mulheres ou devo dizer uma mãe da filha de Deus, incluindo Isabel Briggs Myers é a garota, Katherine Cook Briggs, a mãe.

Essas duas mulheres foram baseadas no trabalho psicológico de Jung.

E você pergunta que é Jung?

Carl Gustave Jung é um médico de psiquiatra suíço nascido em 26 de julho de 1875 em Kesswill e morte em 6 de junho de 1961 aos 85 anos.

Ele dedicou sua vida à prática clínica, bem como o desenvolvimento de teorias psicológicas, como uma de suas obras, tipos psicológicos, escrito em 1921 em que define vários conceitos de capital de sua teoria: os introvertidos e as extravertes por um lado, as quatro funções psíquicas do outro, o modelo resultando em oito tipos psicológicos possíveis.

https://www.ebiografia.com/carl_gustav_jung/

Portanto, é graças aos empregos de Jung que Isabel se engana Myers e sua mãe inspiraram para criar o MBTI, que se tornou uma ferramenta mais famosa e mais popular. Eles são baseados em preferências que temos naturalmente.

Essas preferências são baseadas em 4 (04) critérios de orientação. Essas preferências têm uma influência considerável em nossa maneira de agir e em nosso nome. Veremos, mais tarde, que o ennoblem, em vez de com base em nosso comportamento, baseia-se em nossas profunas motivações, ou seja, o que é a origem de nossos comportamentos.

Então, como eu disse, o MBTI baseia-se em preferências que os Myers subdividiram em quatro (04) dimensões. Essas 4 dimensões que serão representadas por letras, constituirão nosso tipo de personalidade MBTI.

1- Extroversão/Introversão

O primeiro eixo é conhecer nossa direção de energia. Uma energia é comparável a uma vontade que nos empurra para continuar a ação que queremos realizar. É independente da fadiga física. O que significa que podemos estar cansados, mas tenha a vontade de continuar nossas ações.

Então, essa energia pode ser virada dentro e talvez se virou para fora. Se você é extravertido, sua energia é transformada para fora. Então, sua primeira letra será afetada pela carta de E. Mas se você preferir o intorséi que significa que sua energia é virada para dentro e sua primeira letra será afetada pelo I.

Assim como introversão, há muita confusão e lesão na extraversição. Pensa-se que a extravertora é uma pessoa inspiradora de pessoas, a solidão de ódio e a introversão devem ser alcançadas em sua casa em sua casa entre quatro paredes. Vamos ir para esclarecer isso.

A- Como você sabe que você é extrovertido ?😉

A extraversion é quando nossa energia é transformada para fora. O que isso significa? Isso significa se você é um extraversor, sua prioridade (o que o mantém vivo 😅😅) está sabendo que tudo acontece ao seu redor. Você pode preferir a solidão, mas é que, no seu caso, você escolhe estar sozinho. Não é como seus amigos intra-vertrantes onde para eles é uma prioridade para eles (sua fonte de vida 😅😅😅). Então, se você quiser saber se você é um extraversor, você deve ver se sua necessidade de solidão é uma restrição para você ou você isolar, acreditando que você se proteja dessa maneira. Em todos os casos, não é natural em casa, porque você tem um sentimento de hon., Uma voz que lhe diz « Ir », não primeiro, ficar no seu quarto que seu problema será resolvido « .

Outra característica para saber se você é um extraversor é que todos estão conscientes do que se sente. Geralmente, é por esta razão que você se sente obrigado a se manter pelo menos, manter um segredo para si mesmo, porque ser realmente sincero, você não sabe nada de você até você estar isolado.

Você também é extravertido se você estiver ansioso. Este é um dos traços encontrados em extrovertidos, sua impulsividade. Para você, esperando ser realmente uma rota de lutador 🥵🥵😅😅. Você prefere estar em ação porque você acha que vai matar o tempo. Se você não vai se sentir bem como seu tempo.

Se você quiser saber mais a extraversion, eu teria um artigo detalhado sobre este assunto nos próximos dias 😊😊. Agora vamos passar para a introversão.

B – Um ponto tão inteiro é um 🧐🧐?

A introversão é quando a energia é virada para dentro. Isso é um pouco mais complicado para identificar para alguém que não seja um introvertido, extrassaletas. Eles dirão: « Como a energia pode ser transformada em direção ao interior! A energia está ganhando com os outros ». Daí o clichê que os introvertidos são seres estranhos, extraterrestres. Mas isso não é nada que seja também o seu modo de operação. É assim que você está projetado.

Para explicar como sua energia pode ser virada para dentro, você, introvertido, você precisa manter suas informações para você. É, mantendo a informação que você possui, você pressiona para procurar o kernel da informação que você possui. Em outras palavras, você pode mais procurar a profundidade de suas informações coletadas de outros e isso é o que faz você se sentir vivo. Esta é a sua prioridade, assim como para a extravertis é saber tudo o que acontece ao redor deles, pois você aprenderá a estar em harmonia com você mesmo. Claro que você pode se levantar como se fosse um extraversor, mas seja sincero 😂😂, você se cansarei completamente tão fisicamente quanto mentalmente 😅😅😅.

Então você gosta de solidão porque está sendo sozinha, você pode viver em seu mundo. Sim, seu mundo, porque é graças às suas informações coletadas no mundo exterior que você pode criar seu mundo interior usando seus valores.

Outra característica para saber se você é um introvertido é que você faz muita pesquisa para enriquecer você. Você gosta de aprofundar sua pesquisa para encontrar o kernel. Aqueles onde seus potes extravertidos lhe darão sem a menor hesitação, porque não querem ouvir você, discernir na biografia de Sigmund Freud..

Aqui também, eu teria um artigo detalhado sobre introversão 😉.

2- Sensation vs Intuition

O segundo eixo é saber onde você puxa suas informações. Este eixo é mostrar-lhe como você entende o mundo. É um boletim de um treinamento. Também aqui também, existem duas orientações possíveis: a sensação que é notada e a intuição que é notada N. Obviamente, não é porque preferimos a sensação de que não temos absolutamente não ter intuição e vice-versa.

Como você sabe se você prefere sensações e intuição (n)?

Você prefere o sentimento se você preferir estar em um ambiente estável. Você quer viver a vida como é, sem procurar modificá-lo. E é certamente por esta razão que você odeia as idéias farfelinas de seus compatriotas intuitivos (n). Mas isso não significa que você não conseguir ter ideias farmazas. Sim, você pode fazê-lo !!!! Mas não será uma prioridade para você, apenas 😌😌. Mas se você não é como seus colegas sensíveis, é que você prefere Intuição. Você não quer viver no presente, mas no futuro. Estas são pessoas como você que já prevêem o fim do mundo apenas para assustar seus amigos de sensibilidade 😂😂. Boa breve 🙄🙄, eu volto.

Se você preferir o sentimento, você ainda gosta, pressionando a tradição, não viole o que já foi feito. Você prefere viver no momento presente, porque para você, é muito mais rico. E você conecta as orelhas para não ter que ouvir os intuitivos que você grita, dizendo que você não é ambicioso. Você também prefere falar sobre coisas concretas, envolvendo dirigir nos detalhes. Mas você intuitiva você, você prefere ver as coisas em seu elogio sem procurar os detalhes. Nós dizemos, você é os intuitivos que você é idealista. Isso significa que você está convencido de ver mesmo acolchoado, que sua idéia será realizada. Então, você empurra, as sensibilidades para acreditar no seu instinto que você não pode explicar, mas você colocou tudo para o caminho para acreditar.

Então, por atacado, se você é um sensível, sua segunda carta será notada S. e se você é intuitivo, sua segunda carta será notável N.

Eu acredito em intuitivos, pare de assustar sensível. Como mesmo as sensibilidades, pare de constantemente trazendo intuitivo na Terra, mesmo que sejam encaixados no ar.

3– pensamento e sentimento.

Este terceiro eixo permite que você saiba como você toma suas decisões. Ela permite que você saiba se um é « pensador » ou pensado em francês ou se você é um « sensador » ou sentimento em francês.

A- Você está vendo você como uma pessoa lógica? 🧐🧐

Se você considerar que um deus é uma pessoa lógica é que você prefere tomar decisões de acordo com o raciocínio lógico e do Lenter para você mesmo ou para outros. Em outras palavras, você acha que suas melhores decisões provêm de seu lado analítico e objetivo, sendo completamente separados de suas emoções. Isso significa que você não é uma pessoa sem coração, como os outros remarcam você, é apenas o seu caminho para fazer você decidir. Portanto, é inconcebível para você resolver um problema pela compaixão porque não tem nada lógico e é como uma perda de tempo. E você não deseja admitir, você é muito desconfortável quando precisar, não que você seja obrigado a tomar uma decisão subjetiva.

Você também se considera como uma pessoa pragmática e competente porque você não tem medo de dizer o que você pensa, mesmo que deve prejudicar a sensibilidade dos outros ou eles colocam você rótulos do « Great Naughty Wolf ». Você está tremendo. Você também é um jogador inequívoco nos debates, pois você chega para criar raciocínio clara e lógico que realmente se aplica. Então, por que, esteja interessado em suas emoções enquanto sua lógica é facilmente toca o outro.

Então, se você reconhecer nesta descrição é que você é um pensador ou pensador. Então, sua terceira carta será notada T.

B – Você vê você como uma pessoa sentimental?

Este perfil é um pouco mal visto por homens sentimentais. Além disso, eles são mais mulheres com habitantes com um pensamento lógico, como sem corações, consideramos homens sentimentais como pessoas fracas.

Então, senhores se você se reconhecer como um homem sentimental, não há vergonha. E na minha opinião, acho que é o terceiro eixo mais fácil de odiar. Você se pergunta por que !!! Aqueles que são sentimentos, eles só falarão sobre seus sentimentos, o que realmente pensam. Eles examinaram primeiro as emoções antes de tomar uma decisão. Mas aqueles que têm um pensamento lógico, só aumentará a moralidade das pessoas sentimentais porque são ilógicas 🤧🤧.

Senhores de idade, senhoras, se você quer saber se você é sentimento, o primeiro ponto que o diferencia para a povo lógico é que você admite advertei suas emoções porque você tem valores. CUIDADO Isso não é suas emoções que você se comunica, mas seus valores.

Por exemplo, você testemunha um acidente de foguete. Neste momento, você pode ser triste ou ser raiva, ou histerese, tudo depende de como você reage em primeiro lugar. Estes ressentimentos são realmente emoções. Todos até se sentem pessoas lógicas. Mas a única diferença de que é assim que você decidirá resolver essa situação. Então, para uma pessoa lógica, esses sentimentos ou emoções (raiva, medo, tristeza etc …), eles vão limpar essas emoções e ignora-as porque eles têm que saber o que realmente aconteceu e vê quem está certo ou não. Embora as pessoas sentimentais já estiverem em frente por que eles sentem essas emoções porque essas emoções eles contam uma história. Então, se essa pessoa começar a chorar assim que ele vê a vítima ferida, ele dirá: « Oh, meu Deus, essas lesões devem prejudicá-lo, eu devo ajudá-lo. Ele está sofrendo. E essas pessoas que culparam essa vítima, não vê que ela já sofre 🤧🤧 ».

Como o exemplo, eu apenas cito, você, sentimental, você é empático. Você avalia os sentimentos dos outros como se fosse você que morava lá. Você inveja as pessoas lógicas para sua visão e objetividade, mas você, você se sente maior do que eles porque você pode expressar suas emoções sem ser envergonhado ou para dificultar os outros. E geralmente é você que trate as pessoas lógicas de « sem coração » 😅😅.

Então, se você considerar como uma pessoa que tem um bom coração, você é um « sensador ». Então, sua terceira carta será notada f.

4- Julgamento e percepção

E aqui está o último eixo para descobrir seu tipo MBTI. Este eixo é descobrir se você preferir ter um plano de ação ou se preferir melhorar. Neste caso, se você preferir ter um plano de ação, você tem uma preferência para « o julgamento » e sua quarta carta será notada J ou, se você preferir improvisar, é que você tem uma preferência para « percepção ». Então, sua última carta será notada p.

Para descobrir se você tem uma preferência para julgamento, você deve saber como você organiza. Se você tiver um trabalho de tempo (normalmente é você quem crie seu trabalho de tempo) não é mais valzer a buscar, sua quarta carta é j para o julgamento. Você não gosta de atrasar, nem o imprevisto. Especialmente o imprevisto, você pode ser estressado em um nível extremo, apenas porque nada aconteceu como você planejou. É por isso que você é obrigado a antecipar isso por não ter imprevistos esse tipo.

Mas enquanto seus amigos que têm preferência por julgamento entram em períodos de estresse extremamente, porque eles têm um imprevisto, você é pacífico, sem qualquer estresse. Podemos dizer que é o que você espera. Imprevistas. O imprevistador se incomoda e impróprio e não é assim como seus confrades 😅😅. Mas é quando seus confrades forçam a seguir um trabalho de tempo. Então, lá, você é completamente desordenado, desorientado, colocado entre quatro paredes e nunca na época 😂😂 e para terminar, desistir da fronteira e colocou as pessoas com preferência para o julgamento em uma bola preta, que você sentirá como se fossem gostosas de ser um balão 😂😂. Então, neste caso, não pense mais, você é p 😂😂😂.

Então, em conclusão, esta é toda essa letra que constituirá seu tipo MBTI. Por exemplo, se você preferir a introversão (i), a sensação (s), pensamento (t) e julgamento (j) é que você é ISTJ dizer simplesmente. Você vê que é mais fácil reter o ISTJ em vez do julgamento de sensação de introversão.

Com essas quatro letras, encontramos 16 combinações possíveis, incluindo 16 tipos de personalidades.

  • ISFP
  • INTJ
  • ISTJ
  • ENFJ
  • INFP
  • ISFJ
  • ESTP
  • ISTP
  • ESTJ
  • ENTP
  • ENFP
  • ESFJ
  • ENTJ
  • INTP
  • INFJ
  • ESFP

NB: o MBTI baseia-se unicamente em nosso comportamento,

Como realmente fazemos sem ser pensado demais. Ela questiona a pergunta « como ». Veremos outra ferramenta de personalidade que surge a pergunta « Por que? »

II- O Eneagrama

De acordo com a Wikipedia, a Eneagrama é originalmente uma figura esotérica (a palavra foi construída com a raiz grega em Ennea que significa novo e gramática que significa figura) antiga, que Georges Gurdjieff introduziu no oeste no início do século XX.

Várias versões foram apoiadas em relação às origens do eneagrama. Mas até hoje em dia, os pesquisadores ainda não validaram qualquer uma dessas versões, como a origem exata do eneagrama. Para acreditar que ele é mais velho do que o MBTI.

Mesmo que as origens ainda permaneçam um mistério, vários pesquisadores conseguiram entender como ele vai criar um link com o MBTI.

Para retomar a definição (Wikipedia) das cidades da Eneagrama, acima, posso dizer, estudando esta ferramenta, você dá uma explicação mais moderna.

A Eneagrama é uma ferramenta de personalidade, assim como o MBTI, mas a diferença é que esta ferramenta é representada por símbolos.

E quais são esses símbolos?

A Eneagrama é constituída por:

  • Números que são notados de 1 a 9 contendo a agulha de um relógio.
  • Um círculo
  • De um triângulo equilátero inscrito no círculo. A primeira cimeira, localizada no topo do círculo, corresponde à figura 9. A segunda e terceira cimeira localizada, respectivamente, na parte inferior da primeira cimeira, desde a direita à esquerda. Sempre na direção da agulha de um relógio, alguém contando na direção de um relógio, você achará que a segunda cimeira à direita e para baixo a primeira cimeira corresponde ao número 3 e a figura 6 corresponde à terceira cimeira à esquerda e para baixo na primeira cimeira.

Triângulo de equilígrado (3, 6, 9)

Além desses símbolos, há um hexágono que encontramos na Ennomagam. Este hexágono é realmente os outros números da Ennomagam que não são descartáveis vestidos. Os outros números, eu digo que os números 1, 4, 2, 8, 5, 7 são colocados neste hexágono.

Hexágono (1, 4, 2, 8, 5, 7)

A ordem dos números (1, 4, 2, 8, 5 e 7) baseia-se no desenvolvimento da fração periódica 1/7. Basicamente, o resultado da divisão em 7 dará a sequência 1-4-8-5-7-1 para o infinito. Por exemplo, 1/7 = 0,1428571428571 …

Aqueles que não gostam de cálculos matemáticos como eu, 😅😅😅, tranquilize-o, não é só que faz o engaroram. É apenas a estrutura do ennograma, como é constituído.

Com muitas pesquisas, essas nove figuras foram representadas por nove perfis de personalidade. Mas antes de fazer a descrição desses tipos de nove de personalidade, faremos um léxico de alguns termos importantes que lhe permitirão entender melhor os perfis do eneagrama chamado de eneatipo.

Os 3 centros

Assim como os símbolos que constituem o Ennoblemam, os centros continuam a ser um elemento chave para determinar seu tipo de ennemagram. Na verdade, esses perfis são categorizados em 3 grupos. Esses grupos representa o que é um ser humano é dizer seu lado mental, seu lado emocional e seu lado instintivo. Então, esses 3 grupos são chamados de centros. Sabendo que estes 3 grupos são uma representação do humano (mental, emocional e instintivo), podemos concluir que eles são esses centros, respectivamente, chamados do centro mental, o centro emocional e o centro instintivo.

Eu daria um artigo detalhado explicando os centros porque acho que é muito complexo para ser resumido neste artigo que é claramente longo. Mas se o desejo você impede que você aguarda o editor deste artigo, coloquei um link abaixo para você ter uma pequena idéia sobre isso.

https://pt.linkedin.com/pulse/o-eneagrama-e-os-tr%C3%AAs-centros-de-intelig%C3%AAncia-blanchard-passos

As asas

O eneagrama é uma ferramenta para encontrar seu tipo de eneagrama e como esse tipo evolui em você. Então, é, como você se tornou mais saudável, você adota a operação de outros tipos. O objetivo, na realidade, é alcançar os 9 tipos. É aqui que as asas entram em jogo.

Então, como o pássaro onde as asas estão ligadas a ele em ambos os lados, tem o mesmo com o eneagrama. Imagine que você é o tipo 1 e, por outro lado, e outra, há 9 e a 2. Nos notará que os tipos 9 e 2 são vizinhos no tipo 1. Esses tipos 7 e 2 são chamados de asas à medida que são vizinhas 1.

É graças às asas, que você pode ter a impressão de pertencer a outro tipo. Mas tenha cuidado, é diferente da integração e desintegração que veremos logo depois disso. Neste caso, é nós que queria pertencer a outro tipo. Enquanto com as asas, nós, naturalmente, sentimos que eu sou pertencente a outro tipo.

As asas não desenvolvem nenhum, ao mesmo tempo. É primeiro uma ala que se desenvolverá anteriormente e ela é que será mais forte do que a outra asa. Este não é o caso para o pássaro onde ele precisa dessas duas asas para voar 😅😅. Esta primeira asa é chamada de ala superior. Será mais forte do que a outra ala (que se desenvolverá na meia-vida), mas nunca será mais forte do que o tipo principal. O papel das asas é apenas para influenciar o tipo principal, mas não substituí-lo. Então, por exemplo, você é o tipo 1 e, por algum motivo, este é o tipo 2 que se desenvolve anteriormente e mais rápido do que o tipo de 9. Não é porque o tipo de ala de tecnologia desenvolveu mais rápido do que o 9. Isso significa que seu tipo principal tende a se deparar de forma diferente de um nomeado. 2. Então, seu tipo estará acordando 1W2. O w quer dizer « wing » em inglês para abrevia

Se você quiser saber mais sobre as asas aqui, é o link certo para baixo👇🏾👇🏾👇🏾

https://eneagramafacil.com/as-asas/

Integração / Desintegração

Ao contrário das asas onde não nos sentimos culpados de ser outro tipo (é bastante emocionante 😉😉), este não é o caso da integração ou desintegração. Mas primeiro vou definir esses conceitos.

A integração é quando estamos a adquirir os aspectos positivos de outro tipo em nosso tipo principal. Quando uma pdquirir os aspectos positivos de outro tipo, é dito que ele integra. Veja como os novos tipos estão integrados:

  • O tipo 1 se integra em 7
  • O tipo 2 se integra em 4
  • O tipo 3 se integra em 6
  • O tipo 4 se integra em 1
  • O tipo 5 se integra em 8
  • O tipo 6 se integra em 9
  • O tipo 7 se integra em 5
  • O tipo 8 se integra em 2
  • O tipo 9 se integra em 3

A integração começa quando reconhecemos nossos defeitos. Isso não é fácil reconhecê-lo, mas se alegra-se é o trabalho do eneagrama para mostrar os defeitos 😎😎.

A desintegração ocorre no período de e quando nosso ego, nos mostra a pior versão de nós. Neste caso, quando estamos em estresse intenso, adotamos o lado errado ou os aspectos negativos de outro tipo. Quando uma pessoa adota os aspectos negativos, diz-se que ele está desintegrando. Veja como os novos tipos são discrimigos são:

  • O Tipo 1 se desintegra em 4
  • O Tipo 2 se desintegra em 8
  • O tipo 3 se desintegra em 9
  • O tipo 4 se desintegra em 2
  • O tipo 5 se desintegra em 7
  • O tipo 6 se desintegra em 3
  • O tipo 7 se desintegra em 1
  • O tipo 8 se desintegra em 5
  • O tipo 9 se desintegra em 6

Posteriormente, há uma sensação de integração / desintegração diferente da do sentido mencionado acima. Esta sensação de integração / desintegração anteriormente citada é o significado da variante alfa, que é o significado normal de integração / desintegração.

Mas a complexidade do ser humano falsa um pouco o significado real da integração e da desintegração. Para alguns, há outra variante chamada variante mu. Outros afirmações de que uma pessoa pode ser integrada e desintegrar em ambas as direções de cada vez. Como se você é o tipo 1, você pode se integrar no tipo 4, mas também no tipo 7. Aqui é como integrá-los de uma só vez

  • O Tipo 1 se integra em 4 e se desintegra em 7
  • O Tipo 2 se integra em 8 e se desintegra em 4
  • O tipo 3 se integra em 9 e se desintegra em 6
  • O Tipo 4 se integra em 2 e se desintegra em 1
  • O tipo 5 se integra em 7 e se desintegra em 8
  • O tipo 6 se integra em 3 e se desintegra em 9
  • O tipo 7 se integra em 1 e se desintegra em 5
  • O tipo 8 se integra em 5 e se desintegra em 2
  • O tipo 9 se integra em 6 e se desintegra em 3

Os subtipos

Aqui está outra variante que vem complicar a compreensão do eneagrama e, acima de tudo, nos mostra que nunca superaremos estudar o ser humano.

Depois de encontrar seu tipo, seu centro, suas asas correspondentes e seu senso de integração / desintegração, existem os sub-tipos que você precisa saber. Isso é conhecido por conhecer nosso instinto dominante entre os três (03) que existem e para que ele não seja tão simples como encontrar seu tipo de eneagrama. Há três (03), como eu disse antes. É:

  • O instinto de preservação
  • O instinto sexual
  • O instinto social

Eu veria um artigo onde eu explicaria como esses três (03) instintos consistem em breve.

Os novos tipos de eneagrama

Eu prescrevo você, encontrar seu tipo de eneagrama não é tão fácil quanto o MBTI. Certamente, podemos ser enganos que é o MBTI, mas também o eneagrama. Mas a razão pela qual eu digo que a eneagrama é mais difícil quando queremos tentar, é isso, devemos reconhecer nosso medo mais profundo, porque os novos tipos se baseiam principalmente em nove medos encontrados em seres humanos. Mas também, você também deve reconhecer o que você está tentando evitar, chamado de compulsão. Além de conhecer seu medo e compulsão mais profundo, você deve conhecer seu desejo, ou seja, o que você está tentando mostrar com paixão para os outros. O objetivo do eneagrama é resolver os medos, as compulsões e os desejos associados a cada tipo, para adquirir as virtudes que cada tipo possui. Mas sempre aviso que não será fácil 😅😅, mas não é impossível.

Naqueles, eu não faria a descrição de cada tipo neste artigo, mas vou escrever um artigo em cada um dos novos perfis. Mas neste artigo, eu só vou te dizer o medo mais profundo, a compulsão (que evita) e a virtude de cada tipo.

  • O tipo 1 é chamado de perfeccionista. Seu medo mais profundo é cometer erros. Sua compulsão é a raiva. Quando o tipo 1 aprende com seus erros, ele ganha a paciência como uma virtude.
  • O tipo 2 é geralmente conhecido como altruísta. Seu medo mais profundo é não conseguir mais ajudar. Sua compulsão é o orgulho. Quando o tipo 2 percebe seu erro, ele adquire a humildade como uma virtude.O
  • tipo 3 é chamado de badalo. Seu medo mais profundo é se ver como um perdedor. Sua compulsão é mentir. Quando o tipo 3 fica ciente de seu erro, ele adquire a verdade como uma virtude.
  • O tipo 4 é denominado trágico-romântico ou individualista. Seu medo mais profundo é ser rejeitado. Sua compulsão é inveja. Quando o tipo 4 aprende com seus erros, ele adquire harmonia como uma virtude.
  • O tipo 5 é chamado de observador. Sua compulsão é a ganância. Quando o tipo 5 se sente bem consigo mesmo, sua virtude é o desinteresse.
  • O tipo 6 é chamado de leal. Seu medo mais profundo é ser inseguro. Sua compulsão é o medo. Quando o tipo 6 se desenvolve, ele desenvolve virtudes como coragem.
  • O tipo 7 é chamado de otimista. Seu medo mais profundo é o sofrimento. Sua compulsão é a gula. Quando o tipo 7 se sentir bem, ele terá a temperança como uma virtude.
  • O tipo 8 é chamado de líder. Seu medo mais profundo é pensar que é fraco. Sua compulsão é o excesso (ou luxúria). Quando o tipo 8 se integra, adquire virtudes como a simplicidade.
  • O tipo 9 é chamado de mediador. Ele tem medo de viver em um ambiente hostil. Sua compulsão é a preguiça, mas ele pode adquirir virtudes como a atividade desenvolvendo-se.

Em conclusão …

O MBTI e o Eneagrama são duas ferramentas que se complementam perfeitamente. Onde o MBTI estuda nossa atitude, nosso comportamento, o eneagrama cuide dos nossos ferimentos pessoais (o que causaram desde a infância), mas também a origem da nossa atitude e ou nosso comportamento para os outros.

Estou muito feliz em dizer-lhe que estou no final deste artigo introdutório sobre o MBTI e o ennoblemage, porque é mais de 2 meses mais velho e escrevo este artigo e acabei de terminar. Espero que este longo tempo seja gratificante para você. Naqueles, estou dizendo adeus e vá para um próximo artigo.